quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Nesta postagem vamos falar sobre o processo de geração de energia através das usinas hidrelétricas, onde ocorrem transformações de potência ao longo do processo, de potência hidraulica para potência mecânica e depois para potência elétrica.


definição


Uma usina hidrelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
O potencial hidráulico é proporcionado pela vazão hidráulica e pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso de um rio. Isto pode se dar:
  • de forma natural, quando o desnível está concentrado numa cachoeira;
  • através de uma barragem, quando pequenos desníveis são concentrados na altura da barragem;
  • através de desvio do rio de seu leito natural, concentrando-se os pequenos desníveis nesse desvio


Basicamente, uma usina hidrelétrica compõe-se das seguintes partes:
  • barragem;
  • sistemas de captação e adução de água;
  • casa de força;
  • sistema de restituição de água ao leito natural do rio.
Cada parte se constitui em um conjunto de obras e instalações projetadas harmoniosamente para operar, com eficiência, em conjunto.


Como Funciona


A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.

Dessa forma, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica quando a água passa pela turbina, fazendo com que esta gire, e, no gerador - que também gira acoplado mecanicamente à turbina - a potência mecânica é transformada em potência elétrica.

A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão (voltagem) elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo.

Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.

Nenhum comentário: